Estou com os lábios secos, o que fazer?

Não sei vocês, mas eu acho tão feio quando uma pessoa está com lábios secos, que eu trato de cuidar dos meus, mas muitas pessoas não sabem como cuidar, o que pode e o que não pode, o que é eficaz e o que não é. E por isso vim aqui dar minha ajudinha com o que eu sei sobre o assunto, e mais algumas diquinhas básicas que eu pesquisei, e também vou passar a seguir de agora em diante.



Esse problema se dá, devido a falta de umidade nos lábios, e isso pode acontecer por conta da exposição ao sol sem o uso de protetor labial, vento demais, mudança climática, ou até mesmo por lamber repetidamente os lábios (eu), e se não cuidar, a tendência é que eles rachem, fiquem vermelhos, doloridos e até sangrem.

Protetor solar labial

É sem sombra de dúvidas indispensável, independente de você já ter ou não os lábios secos, procure usar diariamente que verá a diferença.



Hidratante labial (Lip Balm)

Pra mim é super importante no dia a dia, super ajuda a deixar com aparência hidratada e suave, use quando estiver em casa, quando sair, e não esqueça de passar antes do batom, e isso sem falar nos que já tem coloração. Eu uso o "Hidratante Labial Yes! Cosmetics Sabrina Sato" na versão sem cor, mas tem ele também em 3 cores super fofas, fora outras marcas como Nívea e Yves Saint Laurent que também tem lip balms ótimos.

OBS: Opte por protetores e hidratantes que contenham Vitamina E, Karité e manteiga de cacau na sua composição, porque eles devolvem a umidade dos lábios, e os deixa realmente saudáveis, diferente de muitos que existem por aí, que deixam apenas a aparência de hidratação, sendo que apenas selam a umidade, portanto eles são bons para prevenir e não para curar, de que adianta seus lábios serem aparentemente hidratados se por dentro continuam secos? 

Falta de vitaminas

Consulte seu médico, e faça exames para saber se seu corpo está deficiente em vitamina B, ferro e ácidos graxos. A ausência desses nutrientes poderá causar descamação e rachadura nos lábios.

Lamber os lábios

Confesso que foi um pouco desesperador pra mim saber que lamber os lábios não é bom, porque eu faço isso o tempo todo. É falsa a ideia que se tem de que lamber os lábios quando eles estão secos é bom, muito pelo contrário, isso vai fazer com que ele rache mais facilmente! (Autocontrole? Pesquisar)



Beba água

Os lábios ficam secos porque não estão HIDRAtados, hidro=água, ou seja, falta líquido. É importante para o corpo todo estar hidratado, se você é desses(as) que não é muito de beber água, tente aumentar a ingestão desse líquido precioso!



Morder os lábios

Quem lambe os lábios provavelmente tem mania de mordê-los também, talvez nem tanto, mas tem (eu), e isso é ainda pior do que apenas lamber, pois morder remove a camada protetora do lábio, facilitando o ressecamento e pode ferir. Pede pra um amigo chamar sua atenção quando você estiver mordendo os lábios, pois eu sei o quanto é difícil parar com uma mania, e quando vê já triturou a boca toda e nem notou.



Esfolie

A esfoliação como vocês devem saber, é a remoção de células mortas, e isso é bem importante para os lábios também, tanto quanto para a pele. 

Batom Cremoso

Essa me doeu bastante, pois eu sou a louca do batom matte, amo! Sou dessas que faz o truque do pó pra deixar o batom cremoso com efeito matte. Mas, os que tem o efeito cremoso, costumam agir como lip balm, e alguns com a aparência mais sequinha, podem ressecar os lábios. Mas nem tudo está perdido, hidratante labial em baixo do batom, e tudo ficará bem! :') 


Então gente, essas são algumas dicas minhas, e outras que eu encontrei pela internet, espero ter ajudado vocês, é muito importante cuidar da saúde, interna e externamente, seu corpo, sua alma e sua autoestima agradecem!
Beijoca.

2 comentários:

  1. Oi!
    Tem um selinho pra vc lá no meu Blog, uma forma bem bacana de nos divulgarmos!
    Beijos!

    www.ricaephyna.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Adaptado por Camila Gomes